Porto Velho
Prefeitura de Porto Velho promoveu mutirão de inserção de DIU no último fim de semana
Compartilhe:
Município também acolheu mais de 40 mulheres de Alto Paraíso
O direito a uma gravidez planejada é uma conquista recente das mulheres e assegurada hoje pela Prefeitura de Porto Velho. No último sábado (2), o Município promoveu a inserção de DIUs e outros atendimentos médicos. Ao todo, mais 400 mulheres foram atendidas, destas 242 implantaram o DIU, sendo 43 do Município de Alto Paraíso e 199 de Porto Velho.
Marilene Penati, secretária adjunta da Semusa
O serviço é uma prática rotineira promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). O procedimento aconteceu no Centro de Referência de Saúde da Mulher e no último sábado foi ofertado de forma espontânea.
“Essa é a terceira edição que atendemos mulheres da capital. Semanalmente, através de agendamento, realizamos os procedimentos aqui na unidade”, explica a secretária adjunta da Semusa, Marilene Penati.
A ação faz parte do projeto de planejamento reprodutivo que busca orientar e prevenir que adolescentes engravidem cedo. Na prática, o serviço é agendado após a paciente solicitar o procedimento na rede municipal de saúde básica.
A novidade é que nos mutirões de inserção de DIU, os atendimentos ocorrem por demanda espontânea. As mulheres são direcionadas a palestras educativas e encaminhadas para a realização de exames de gravidez e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Após isso, elas passam por uma ultrassonografia e, finalmente, a inserção do DIU.
O Mutirão de inserção do DIU aconteceu até às 17h. O Centro de Referência de Saúde da Mulher está localizado na rua Venezuela, 2356, bairro Embratel, ao lado da Maternidade Municipal Mãe Esperança.
O DIU é um pequeno dispositivo intrauterino que busca prevenir uma gravidez indesejada. Ele é um método contraceptivo reversível e de longa duração.
Texto: Pedro Bentes
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Prefeitura de Porto Velho